Alentejo
Alentejo - Sub-região Granja/Amareleja
O plantio da vinha na região do Alentejo remonta ao período romano, como atestam vestígios datados dessa época, nomeadamente grainhas de uvas descobertas nas ruínas de São Cucufate, perto da Vidigueira, e alguns lagares romanos. A tradicional utilização de talhas, destinadas à fermentação do mosto e ao armazenamento do vinho, é ainda hoje comum em algumas das suas adegas tradicionais.
Situado na zona sul do país, o Alentejo é uma região essencialmente plana, evidenciando alguns acidentes de relevo, não muito elevados, mas que o influenciam de forma marcante. Caracteriza-se por condições edafo-climáticas acentuadamente mediterrânicas.
As temperaturas médias desta Sub-Região onde se situa a Courela Nova, variam entre os 15º e os 17,5º, observando-se grandes amplitudes térmicas e a ocorrência de verões predominantemente quentes e secos.
O "terroir", combinação de solos derivados de calcários, com os descritos factores climatéricos, dotam esta Sub-Região de condições excepcionalmente favoráveis à produção de excelentes vinhos, de marcante estrutura e agradável "bouquet". Vinhos que acompanham bem os pratos da cozinha típica portuguesa os queijos e as doçarias regionais.
Os vinhos da Courela Nova mantêm o total respeito pela tipicidade da Sub-Região, incorporando predominantemente a casta Moreto (típica desta Sub-Região),Trincadeira e Aragonês.
Tratando-se de uma pequena produção a aposta principal é focalizada na qualidade. Desse modo, são dispensados todos os cuidados no acompanhamento do devemvolvimento das uvas na vinha, no processo de vindima e subsequente trabalho de adega.